Tipos de media imagem
Tipos de media imagem
Compressão/técnicas de compressão com perdas e sem perdas
- compressão com perdas de dados- ocorre quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original (antes da compressão), mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet.
- compressão sem perda de dados- refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica á informação original ( antes de ser comprimida) .
Imagem1.png (643×268) (bp.blogspot.com)
Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:
BMP
O Bitmap é um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. É bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows.
Neste formato, as imagens podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes. No entanto, os arquivos costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão. O formato BMP até é possível em imagens com 256 cores ou menos, mas não é comum. Este suporta até 16 milhões de cores (24 bits).
GIF
O GIF, sigla para Graphics Interchange Format, foi criado pela CompuServe em 1987.
Este formato trabalha com uma paleta de apenas 256 cores (8 bits), o que faz com que não seja recomendável para fotografias, a não ser que a imagem em questão seja a preto e branco (escala de cinza). Por este motivo, utiliza-se frequentemente em ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.
Apesar de parecer limitado devido ao número reduzido de cores com que trabalha, este formato tem a capacidade de utilizar fundo transparente e permite a inserção de uma sequência de imagens num único arquivo, transmitindo ao usuário a sensação de movimento.
https://media.giphy.com/media/VHuag0J8YtBhS/giphy.gif
O JPEG, sigla para Joint Photographic Experts Group.
O formato de imagem JPEG ou JPG é o formato de imagem considerado padrão e o mais utilizado no ambiente digita. Além disso o JPG possui uma taxa de compressão bastante alta, podendo fazer com que a imagem de resolução ocupe muito pouco espaço no disco rígido. contudo, isto só acontece devido à perda de qualidade.
A taxa de compressão do JPG é ajustável, isso é possível equilibrar a qualidade com o tamanho da imagem. Ou seja, em casos em que a taxa de compressão é mínima, o arquivo não ocupa tanto espaço no disco.
PDF
O PDF, sigla para Portable Document Format
Este formato de imagem foi criado pela Adoble em 1993 devido à necessidade de existir necessidade de existir um tipo de arquivo que fosse universal. Ou seja, era necessário um formato que fosse compatível independentemente do software utilizado, do sistema operacional, de sua resolução e tamanho. Além disso, PDFs possuem alta versatilidade uma vez que armazenam bitmaps, vetores, testos, etc.
PNG
O PNG, sigla para Portable Network Graphics.
O formato PNG, apesar de não suportar animações, possui bastantes vantagens em relações ao GIF, uma vez que o PNG possui uma variação de cores infinitamente maior. Além disso, o PNG possui a possibilidade de fundo de imagem transparente e pode ser comprimido sem que a qualidade seja perdida.
Por estes motivos, o PNG é o formato mais indicado para ser utilizado para ser utilizado em estratégias digitais.
TIFF
O formato TIFF utiliza a compressão sem perdas. Por isso, é considerado o melhor formato de alta qualidade para se trabalhar. Além disso, este formato de imagem é bastante utilizado para arquivo de impressão.
Devido à sua versatilidade, como a manutenção de resolução, a possibilidade de trabalhar com páginas e camadas, por exemplo, este formato também é bastante pesado.
Comentários
Enviar um comentário