Modelos de cor

                                           MODELOS  DCOR


Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do método de cor, está se a criar o seu espaço de cor.

Existem dois tipos de modelos de cor:
  • Aditivo: Modelo utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadas. 
  • Subtrativo: Modelo utilizado para descrever cores impressas.




MODELO RGB:

💙RGP é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por vermelho(Red), verde(Green) e azul(Blue). O modelo de cores RPG é baseado na teoria de visão colorida tricromática e no triângulo de cores.
💚O modelo RPG situa-se incluído no aditivo.
💜O propósito principal deste sistema é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos, como monitores de televisão e computadores, scanners e câmaras digitais.






MODELO CMYK:

💓CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado ciano(Cyan), magenta(Magenta), amarelo(Yellow) e preto(BlacK).
💙O modelo CMYK situa-se incluído no modelo subtrativo.
💛O CMYK funciona devido á absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espetro visível.


MODELO HSV:

💜O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value). 
💓A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex: amarelo, laranja, verde, etc.) que se exprime num valor angular entre 0º e 360º. A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca.
💛O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Por outras palavras, esta grandeza indica a quantidade de preto e exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%. Assim, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância e a luminosidade e o brilho são elementos da luminância.
💚O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico, pois para os artistas plásticos este modelo é mais intuitivo de utilizar que o modelo RBG. Sendo assim, estes obtêm as cores das suas pinturas através da combinação da tonalidade com elementos de brilho e saturação e não através de vermelho, verde e azul. 


MODELO YUV:

💓O modelo YUV guarda a informação de luminância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor ( U=blue-Y V=red-Y).
com este modelo é possivel representer uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
💙Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que luminância.
💚O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.








Webgrafia:
https://pt.slideshare.net/KellyElsa/modelo-de-cor



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ficha 7- Photopea