Desinformação, deepfake e Fake News
Olá leitores.
A desinformação é o termo usado para defenir qualquer tipo de conteúdo e/ou prática que contribua para o aumento de informação falsa, para afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade.
O deepfake é o termo que faz referência a qualquer modificação em vídeo, foto, entre outros, que tenham sido criadas para parecer realista, mas feita com inteligência artificial, com o objetivo da modificação ser tão imperceptível que pareça real.
A palavra deepfake vem da mistura dos termos “deep learning” e “fake”. Ou seja, uma imagem falsa criada com um sistema de inteligência artificial usando deep learning.
Fake News, são notícias falsas que podem indicar a vontade deliberada de distribuir informação falsa por meios de comunicação.
Estas notícias falsas podem ter o intuito de atrair acessos aos sites e, assim fraturar com a publicação digital, mas também podem ser usados para criar boatos e reforçar pensamentos, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam pessoas comuns, celebridades, políticos, empresas entre outros.
A informação falsa induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém informação falsa cercada de informação verdadeira, o que faz com que muitas vezes passe despercebida pelos utilizadores, e os leva a compartilhar.
É principalmente nestas situações que estão escondidos os perigos das fake news e suas consequências podem ser desastrosas.
Por este motivo, cada cidadão deve apenas compartilhar aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é sempre duvidar e procurar informações em outros meios.
Webgrafia:
https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm
Comentários
Enviar um comentário